Como decorar banheiros pequenos
- Blog Biancogres
- 31 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Conforme as casas e apartamentos vão ficando menores, os banheiros naturalmente diminuem junto. E se em outros cômodos driblar a falta de espaço já é difícil, que dirá nesse ambiente. Por isso toda ajuda é bem-vinda! Se você está precisando decorar um banheiro pequeno, confira nossas dicas práticas nessa matéria e mãos à obra.
Escolhendo revestimentos
Toda reforma de banheiro começa no mesmo lugar: a escolha dos revestimentos. E para nós essa é a parte mais divertida, é claro. Em ambientes compactos costumamos sugerir porcelanatos neutros ou com tons complementares, sem tanto contraste entre as peças e sem misturar muitos materiais em um cômodo só. Quando as texturas, formatos e cores seguem uma unidade, o espaço aparenta ser maior, então vale a pena apostar nesse truque.
A propagação da luz natural também é muito importante, por isso prefira revestimentos claros, como porcelanatos em tons de cinza suave ou branco imitando mármore. Outro ponto a ser levado em conta é a dimensão do acabamento: porcelanatos de grandes formatos significam menos rejuntes e menos ‘quebras’ visuais, criando uma ilusão de amplitude. O mesmo vale para revestimentos aplicados na diagonal, que ainda por cima saem do óbvio. Por fim, é sempre bom lembrar que o porcelanato escolhido para o banheiro não pode ser escorregadio ou liso demais.


Nichos inteligentes no boxe
Talvez você nunca tenha pensado nisso, porém criar um nicho embutido na parede do boxe pode significar alguns centímetros – e muito conforto! – a mais na hora do banho. Se o seu boxe é compacto e você sonha com mais espaço para se movimentar livremente sem esbarrar nas prateleirinhas com shampoos e mil e um produtos, aproveite a reforma do banheiro para prever esse recorte na alvenaria. Esse nicho pode seguir o mesmo acabamento da parede, mantendo aquela unidade visual que citamos acima, ou de repente exibir um material diferente.


Abuse dos espelhos
Usar espelhos para criar uma impressão de amplitude em um espaço pequeno é uma dica antiga, mas nem por isso menos eficaz. Todo banheiro precisa de espelhos, então por que não aproveitar essa vocação natural e abusar do truque com grandes modelos que cheguem até o teto? Se possível, instale espelhos de alturas iguais em duas paredes perpendiculares, criando um “L” que multiplicará a dimensão do cômodo (como na imagem de inspiração abaixo). Não é preciso usar molduras, pois quanto maior a superfície espelhada, melhor.


Mobiliário sob medida
Aproveitar cada centímetro disponível é essencial para quem vive em imóveis pequenos. No banheiro isso se traduz em: gabinetes de marcenaria feitos sob medida (muitas vezes seguindo o desenho da bancada da pia), armários estreitos ou estantes que se encaixam em rebaixos na alvenaria e prateleiras de pouca profundidade que servem para armazenar itens cotidianos e também acessórios de decoração. Aproveite a moda das madeiras clarinhas e invista em armários de visual mais leve – o compensado naval ou a madeira pinus são boas opções.


Comments